[Listas] 5 melhores contos da coletânea "O horror bate à porta: contos macabros"

 


Olá, Leitores!

 

Em setembro do ano passado, adquiri um exemplar da coletânea “O horror bate à porta: contos macabros”. Desde então, fui lendo gradualmente os seus contos e os resenhando no perfil deste blog no Instagram. Alguns não o foram por motivos diversos. Alguns eram muito extensos e compartilhar as minhas opiniões a respeito excederia o limite de caracteres naquela rede social, outros eu preferi optar por resenhar em um momento posterior por estarem contidos em outros livros que eu pretendo resenhar futuramente.

Ler essa antologia foi uma experiência sem par. Tive a oportunidade de conhecer autores e autoras novas. Elizabeth Gaskell, britânica não tão comentada quanto merece, foi uma das principais. Também foi neste livro que eu tive a minha primeira experiência de leitura com Rudyard Kipling, autor que futuramente lerei novamente. Ambrose Bierce é outro autor que pretendo conhecer melhor, e quem empreender a leitura da coletânea certamente encontrará vários outros.

Além de me apresentar autores novos, “O horror bate à porta: contos macabros” também me permitiu conhecer trabalhos diferentes do que alguns autores costumam entregar. Arthur Conan Doyle o representa: antes da leitura da coletânea, eu só conhecia as suas histórias investigativas com o famigerado Sherlock Holmes.

Alguns aspectos dos contos da coletânea poderão incomodar a muitos. Nem um deles possui uma linguagem que não seja prolixa. Em muitos, a premissa não é tentadora. E diversos autores não contaram as histórias que pretendiam contar por meio de uma linguagem clara. Mas não se preocupem: na maioria deles, esses recursos foram empregados de forma estratégica e se você tiver paciência, certamente irá gostar de lê-los.

A seguir, você poderá conferir os meus contos favoritos da antologia. Aviso previamente que eles não estão em ordem de preferência.



A Mão Parda de Arthur Conan Doyle

 

 A Morte de Halphin Frayser de Ambrose Bierce


 

A História da Velha Babá de Elizabeth Gaskell 


 

O Estranho de H.P. Lovecraft 



Ocorrência na Ponte de Owl Creek de Ambrose Bierce 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[Resenha] O seminarista - Bernardo Guimarães

[Resenha] O Mandarim - Eça de Queiroz

[Resenha] O cometa é um sol que não deu certo - Tadeu Sarmento