[Resenha] As Brasas - Sándor Márai


Sinopse: As brasas é um romance sobre a amizade, a paixão amorosa e a honra. Conta a história de dois homens que não se vêem há 41 anos. Foram amigos inseparáveis na infância, mas um dia, em 1899, um deles desapareceu. Algo muito grave aconteceu naquele dia, e é esse o enigma que agora, já no fim da vida, eles vão decifrar. Move-se entre os dois o fantasma de Kriztina, por quem eles travarão um duelo que se inicia como um civilizado jogo de esgrima, mas logo se torna uma luta árdua, embora os duelistas só disponham de uma arma: as palavras.

O húngaro Sándor Márai nasceu em 1900. Exilou-se em 1948, inconformado com a implantação do comunismo em seu país. Em 1979 fixou-se nos Estados Unidos, onde se suicidou. As brasas é sua primeira obra lançada no Brasil.

 

Opinião: “As Brasas” 

Nascido no ano de 1900, o escritor e jornalista Sándor Márai é considerado um dos autores húngaros mais importantes. Vemos ambições literárias no autor desde o seu período escolar. À época, ele chegou a desprezar tudo o que não pertencesse ao âmbito da Literatura.

Chegando à fase adulta, Sándor Márai foi considerado inapto a prestar serviços militares. As duas grandes guerras mundiais que ocorreram no século XX deixaram no escritor marcas profundas, as quais chegaram a inspirar o conteúdo de suas obras. 

Por possuir muitos juristas de renome em sua família, a carreira profissional de Sándor Márai era, aparentemente, predeterminada. Aos 24 anos de idade, o autor publica a sua primeira obra no seu país. “As Brasas”, obra aqui resenhada, foi lançada em 1942. Infelizmente, sua obra foi banida não muito tempo depois. 

Na trama, um velho general recebe em seu castelo um velho amigo. Eles não se veem há exatos 41 anos e 43 dias. O que motivava essa visita ao castelo do general? Passamos a compreender essa questão a partir do momento em que o passado desses personagens é revisitado.

Nini foi a responsável pela criação de Henrik, nome do general. Desde a tenra idade Henrik estava destinado a se tornar soldado. Aos dez anos de idade, conhece Konrad, o amigo que fez a visita ao seu castelo após tanto tempo sem se verem. Conforme a história avança, acompanhamos a amizade entre eles e o que causou a sua ruptura.

 O passado desempenha um papel muito importante para essa obra. É nele em que as ações de seus personagens são narradas. No presente, vemos um diálogo entre eles, nos quais são expostos a tensão entre o passado e hipóteses em relação ao mesmo.

As memórias trazidas à narrativa foram narradas com uma certa profundidade de detalhes. É importante mencionar o fato de que o ato de rememorar o passado não teve como propósito compreender o presente. Henrik desejava poder depositar confiança no seu vínculo com Konrad em meio aos rancores que tinha em relação ao último.

Essa história é muito bem construída. Porém, acredito que o seu maior trunfo não repouse sobre a narração de fatos, mas nas reflexões que eles despertam. Não consigo explicar, mas este livro, que costuma marcar a vida das pessoas que o leem, não promoveu o mesmo impacto em mim. Talvez por eu não haver conseguido compreender as referidas reflexões.

Talvez por que eu não tenha me identificado com elas. A minha leitura foi menos profunda do que o habitual, mas pelo que pude entender, as temáticas da obra que mais atraíram a minha atenção foram a amizade e a traição. Isso não significa dizer que a obra não me agradou.

A escrita do autor é de uma grande leveza, a qual dá gosto em prosseguir com a leitura. Este livro não é do tipo que desejamos concluir a leitura o quanto antes. É do tipo que vale a pena degustar sem pressa. O motivo por que ele não me marcou está no fato de eu não conseguir detectar uma grande profundidade, se é que ela existiu além de minhas falíveis percepções.

Embora não tenha me cativado o tanto quanto eu esperava, “As brasas” é um livro que costuma fazê-lo com quem empreende a sua leitura. Conhecer essa obra acendeu a minha curiosidade em conhecer melhor o autor. Logo após saber que ele escreveu “Veredicto em Canudos”, inclui a obra em minhas futuras leituras. Acredito que após lê-la, meu grau de apreciação em relação a Sándor Márai cresça.


Autor da resenha: Felipe Germano Monteiro Leite


As Brasas (1942) | Ficha técnica:

Autor: Sándor Márai

Editora: Companhia das Letras 

Páginas: 176

Nota: 9/10


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[Resenha] O seminarista - Bernardo Guimarães

[Resenha] O Mandarim - Eça de Queiroz

[Resenha] O cometa é um sol que não deu certo - Tadeu Sarmento